autores internacionais,  dicas de leitura,  Indicações,  Young Adult

Conhecendo o autor : 10 fatos sobre Sabaa Tahir

Olá, amigos leitores !

Vamos começar a semana com uma nova série aqui no blog. Eu adoro conhecer sobre a vida dos meus autores favoritos,  entender  detalhes do  universo deles e  de como desenvolvem suas histórias. Vocês também gostam?   Eu comecei a fazer isso aqui no blog com os autores nacionais, e então pensei : por que não fazer o mesmo com os autors internacionais?  Sempre que possivel, trarei informações legais de autores contemporâneos famosos, para que todos nós aprendamos mais e entendamos melhor nossas leituras.

Escolhi Sabaa Tahir para começar porque eu acabei de comprar os dois primeros livros dela depois de ver resenhas muito positivas sobre a série  Uma chama entre as cinzas. E eu vi no Instagram uns stories muito engraçados dela, onde ela estava transformou umas frutas e legumes  em personagens e encenou ali na bancada da sua  cozinha uma cena divertida. Isso aconteceu porque ela estava sofrendo com um bloqueio e não conseguia escrever nada coerente.  Nem sempre conseguimos ver esse lado dos nossos autores favoritos, o lado que os tornam reais, humanos. Nem sempre consguimos compreender as escolhas que fazem quando escrevem.

Por isso, aqui estão 10 fatos sobre Tabaa Sahir que vão te ajudar a aproveitar ainda mais tudo o que ela escreve !

 

Fato # 1 – Ela comecou a escrever fantasia porque estava cansada da realidade. Ela trabalhava em um famoso jornal politico ( The Washington Post), e percebeu que as noticias estavam cada vez mais  deprimentes . Uma matéria em especial falava de familias sendo separadas pela polícia da Caxemira. Essa foi a primeria fagulha para os personagens principais da sua série.

Fato # 2 – Ela diz que sabe tudo, TUDO,  cada detalhe da vida de todos os personagens da sua série. No entanto, quando está escrevendo, ela diz que as vezes se surpreende em ver que eles tomam  vida própria de vez em quando e tomam decisões que ela nem pensava possíveis. É  como se eles tomassem as rédeas e ela só transcrevesse os acontecimentos.

Fato # 3  – Sabaa é filha de imigrantes paquistaneses. Esse fato influencia grandemente suas histórias e sua relação com o mundo.  Ela sempre se sentiu diminuída, medrosa,  sem voz quando mais jovem. A personagem principal do livro é uma mulher parda/morena assim como ela,  que busca sua voz e lugar no mundo. Sabemos o quão importante é , nos dias de hoje, histórias  que inspiram  maior representação das minorias , como essa. Em um mundo onde a maior parte das protagonistas é branca e de olhos claros , fica claro que o preconceito ainda impera.  Nos seus livros você pode ver nomes e caracteristicas físicas de seus familiares na história, bem como lendas  e detalhes da  cultura do sudeste asiático e do  mundo islâmico.

Fato # 4 – Tomi Adeyemi é muito fã dela, e já disse que se inspira em Sabaa  para tomar decisões sobre o processo criativo e gerenciamento da carreira. O Chama entre as cinzas  foi um livro que marcou a vida de Tomi, que  já estava rascunhando o Children of Blood and Bone, e abriu seus horizontes para colocar sua identidade africana na história.  Elas hoje são muito amigas !

 

(Photo by Brandon Williams/Getty Images)

 

Fato # 5 – Sabaa, quando bem jovem, teve problemas com auto estima. A familia dela, sendo imigrante, sempre esperava dela as melhores notas e maiores conquistas, pressão essa que causa muito stress na vida de qualquer criança /adolescente. Essa necessidade de ser bem sucedida em tudo , além de ansiedade, a deixou medrosa e fechada.  Somente na vida adulta ela percebeu que os fracassos nos ajudam a crescer , que fracasso não é algoz, é amigo.  Vou deixar AQUI o link de sua palestra no Festival Nacional do Livro de 2017 ( EUA) onde ela coloca muito bem sua relação com o fracasso.

Fato # 6 – Ela tem dois filhos, e escreveu o primeiro livro quando o primeiro ainda era um bebê. Ela diz que é uma luta constante ter de escrever com crianças pequenas em casa, então qualquer pequena folga que tenha – quando as crianças estão cochilando, ou na escola, ou enquanto a sopa cozinha – ela escreve. Ela sempre aconselha a usar esses pequenos recortes de tempo entre as atividades domésticas para escrever, e tambem  a não ter vergonha de pedir ajuda a familiares e amigos quando necessário.

Fato # 7 –  Ela se considera uma nerd de carteirinha: adora  “Star Wars”,  “Star Trek” ,  os filmes de super herois da Marvel , livros de fantasia e etc.   Ela já foi a feiras dedicadas como a COMIC CON e tudo o mais, porque adora quadrinhos, especialmente os do X Men. Olha ela aí, com a galera do cosplay !

 

 

Fato # 8 – Quando o primeiro livro  estava terminado – ela passou quase 7 anos escrevendo ele – , ela enviou o texto para alguns leitores/escritores que conheciam, esperando um bom feedback. A maior parte deles foi bem positivas, mas um deles, uma pessoa que ela respeitava muito nesse ramo, disse que livro tinha muitos problemas.  Eles debateram a respeito, ela ficou chateada , e acreditou que nunca ia conseguir ser uma escritora de sucesso. Queria sumir com o texto –  passou dias horriveis naquela semana. afogando as mágoas em potes de sorvete. Mas, um belo dia, ela disse que a teimosia falou mais alto e ela queria entender o porquê das criticas daquele leitor. Ela leu todas as notas que ele deixou no manuscrito com muito cuidado e percebeu que aquela pessoa tinha razão!

Fato # 9 –  Ela adora aneis, pulseiras e camisetas divertidas. Ela considera o seu estilo bem casual , beirando o nerd. Se você procurar por ela no Youtube ou no Instagram, verá que ela está sempre bem despojada, sem maquiagem,  jeans e camiseta !

Fato  # 10 –  Harry Potter foi uma serie que mudou a vida dela, e a levou a pensar que poderia escrever fantasia. Ela idolatra JK Rowling, adora a Hermione e a Professora McGonagall  e se considera  uma  Corvinal – Ravenclaw. Já disse em entrevistas que, se encontrasse a autora, ela passaria a maior vergonha de tanto chorar !

 

Curtiram? Espero que sim. Eu aprendi bastante sobre Sabaa Tahir como pessoa e escritora, e o porquê do seu sucesso recentemente.

Os livros dela são publicados no Brasil pela Editora Verus, com tradução de Jorge Ritter.

 

http://www.sabaatahir.com 

Até a próxima !

Like & Follow :

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *