dicas de leitura,  Indicações,  Opinião,  Resenhas

Os 10 melhores de 2018

Olá, queridos leitores, quanto tempo ! Espero que estejam todos bem !

Peço desculpas por relaxar na atualização do blog. Eu gostaria de postar toda semana, mas nem sempre a inspiração bate. Nesse ultimo mês, tem havido uma combinação de pouca inspiração e problemas técnicos – vocês acreditam que , só no mês de dezembro, já ficamos sem luz mais de 5 vezes? Sim, e sem luz, nada funciona. Isso tem me deixado um pouco ansiosa em geral. Faz uns 15 dias que um transformador pegou fogo aqui na minha rua ( esse pessoal que faz gatos/ligações clandestinas põe a vida de todo mundo em jogo e nem se dá conta) e foi um transforno imenso- com direito a fogo no poste, fogo no muro da casa-, porque destruiu linhas de força e de comunicação. Ficamos mais de 24 horas sem luz num dia de calor infernal, e sem telefone-internet por 03 dias.

O pessoal das empresas de telefonia e luz trabalharam bastante, mas a sobrecarga do verão + essas ligações clandestinas tem prejudicado e muito o dia a dia de todos. Ficar sem luz na foite de Natal foi difícil ( por sorte aqui em casa jantamos cedo e ja estávamos indo dormir quando aconteceu), e pelo jeito, o verão vai ser daqueles com muito calor e pouco ventilador !

Por sorte eu já tinha mais ou menos tudo rascunhado, então não foi difícil reunir os dados para esse post. O ano está no fim, e eu finalmente conseguirei postar a minha lista de melhores leituras do ano !

Que saber quais são? ( Em ordem aleatória )



🔸O olho do mundo, Robert Jordan, da Editora Intrinseca : esse é o primeiro volume da Série ‘A roda do Tempo’, que é uma saga começada nos anos 90 pelo autor e, com sua morte, foi continuada por ninguém menos que Brendam Sanderson, que é muito fã da obra. Se você gosta de épicos estilo Tolkien, vai gostar desse.

🔸Outsider, Stephen King , da Editora Suma das letras : Precisa dizer algo mais? Eu ❤️ King, o livro tem uma premisa muito interessante e temos o retorno de um personagem querido. Tem resenha sobre o livro aqui

🔸O peso do pássaro morto, Aline Bei, editora Nos :  O livro é curto e impactante. Aline Bei ganhou o prêmio São Paulo de Literatura com esse livro agora em 2018. Tem entrevista com a Aline e resenha aqui no blog, é só clicar aqui

🔸A quinta estação, NK Jemisin,  da Editora Morro Branco : uma das minhas metas de leitura em 2018 era conhecer melhor mulheres do gênero fantasia e sci-fi. Eu tinha um dos livros da NK no Kindle fazia um tempo, mas acabei optando por começar a ler seus trabalhos por esse livro super premiado. É uma distopia/fantasia admirável, a construção do mundo fantástico é primorosa, as relações pessoais profundas, duras e reais !

🔸Rage, Richard Bachman/Stephen King : Eu já contei aqui no blog que eu li Richard Bachman sem saber que era Stephen King, e acho que o material que saiu sob esse nome muito, muito bom. Esse livro – ‘Fúria”, em português, – é um livro chocante, que retrata as dores e a violência de uma juventude que sofre presa no conservadorismo dos anos 1960. O texto é bem forte e violento, tanto que Stephen King concordou em tirá-lo de circulação quando os atentatos/tiroteios em escolas começaram a ganhar destaque nos EUA.

🔸Every heart a doorway/De volta para casa , Seanan McGuire, Editora Morro Branco : a premissa do livro é inovadora, vale a pena a leitura! Ele é um prólogo para varias histórias distintas, porém conectadas em uma narrativa e um universo muito interessante que conhecemos a partir dele. Leia mais sobre esse livro aqui

🔸We are the ants, Shaun David Hutchinson ( em inglês, sem tradução ainda) : A adolescente que habita em mim teria apreciado muito se essa história estivesse disponível na época. É um livro que desafia, que coloca o dedo nas tuas feridas, que expõe as dúvidas e medos da juventude. Ah, e tem ETS.

🔸Parábola do Semeador, Octavia Butler, Editora Morro Branco : Leiam tudo que a editora lançar dela, porque essa mulher é incrível ! Eu uso muito o Goodreads e lá as recomendações sobre a obra dela me chamaram muito a atenção. Eu estava prestes a começar a leitura da Serie Xenogenesis ( o primeiro livro ‘Despertar’ já foi lançado aqui), mas como estavam lançando a Párabola em português, comecei por ele. Sem arrependimentos. Tem resenha desse livro aqui .

🔸Magpie murders, Anthony Horowitz ( em inglês) : uma história estilo Agatha Christie que envolve assassinato, mistério e um livro! Já existem vários livros traduzidos desse autor no Brasil, inclusive um recente que revive Sherlock Holmes, o que mostra o seu calibre como escritor.

🔸The Black Prism, Brent weeks( em inglês): gente, essa série é fabulosa! É distopia/fantasia, com um a premissa que envolve magia baseada em prisma de cores. Muito interessante, e já esta no quarto volume. Eu acho que ia arrebentar por aqui. A editora Arqueiro, que tem os direitos de publicação desse autor no Brasil, deve estar preparando algo grandioso !

Gostaram? Fiquem à vontade para comentar aqui ou lá no Instagram sobre os meus top 10, e gostaria muito de conhecer os de vocês também! Esse ano eu li bastante fantasia, e ano que vem quero ler mais classicos – aguardem novidades !

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *