Filmes e séries, Indicações, Lançamentos, Livro x filme

Adaptações literárias na sua telinha

Posted by Luana Gomes

De vez em quando eu gosto de trazer aqui algumas dicas de filmes e séries que podem complementar a sua experiencia literária. Nada melhor do que poder ver aquele livro que você amou na telinha, não acha?

2020 prometia vários lançamentos importantes, mas a pandemia atrasou o calendário de filmagem de todas as produções. Mas não se desespere, temos bastante conteúdo no ar que vai ocupar você até tudo se normalizar.

Nesse post eu trago um mix de indicações – algumas você já consegue assistir hoje, outras você vai aguardar ansiosamente – mas todas elas tem um livro que vai ocupar sua sede de novidades !

Cursed – A lenda do lago

Trailer legendado para vocês !

Já viram esse último lançamento da Netflix? O livro, de mesmo nome, é obra de Frank Miller e Thomas Wheeler, reconta os mitos do Rei Arthur pela ótica de outros personagens. Miller é um nome bem conhecido entre os fãs de HQ, responsável pela nova pegada do Homem Aranha e Batman. Ainda não li o livro, mas assisti a série recentemente.

O Pintassilgo

Divulgação – Cia das Letras

Para quem está buscando algo mais contemporâneo, O Pintassilgo pode ser uma boa opção . Tanto o livro quanto o filme não ganharam muito burburinho por aqui, contudo, a autora Donna Tartt, ganhou o prêmio Pulitzer por essa obra ! Nele, acompanhamos a historia de Theo , um menino que cresce em meio ao luto e drogas, e se vê preso a uma complicada rede de falsificação de obras de arte. É uma leitura que pretendo começar em breve.

A Roda do Tempo

Rosamund Pike – Divulgação – Amazon

Uma fantasia épica comparada a O Senhor dos Anéis, a série Roda do Tempo conta com 14 livros ! Três amigos, perseguidos pelas forças do Mal, são obrigados a fugir de sua cidade natal para um futuro incerto, quando, na verdade, estão são guiados ao seu verdadeiro destino. São livros enormes, com histórias cheias de detalhes que vão agradar os fãs de fantasias mais maduras. A estreia da série, que aconteceria já no segundo semestre, foi afetada pelo COVID, então você ainda tem tempo de ler os dois primeiros livros ( que são o que a primeira temporada engloba ) antes do lançamento. Se você gostou de GoT, e está se sentindo orfão com o fim da série, fica a dica.

Daqui para baixo

Justin Weaks interpretando Will . Foto de Yassine El Mansouri.

Se tem um livro que me surpreendeu nos últimos tempos foi Daqui para baixo. Eu não canso de recomenda-lo no Instagram! É um livro em verso, sobre um garoto de 16 anos que está em um elevador, refletindo sobre os últimos acontecimentos em sua vida. É uma leitura poderosa. Vocês sabiam que o livro foi adaptado para o teatro em 2018, e recebeu críticas muito positivas? Atualmente uma versão para cinema sendo preparada ( e tem John Legend envolvido na produção) , mas a previsão de lançamento para 2020 não deve se concretizar. Fiquem de olho nesse filme.

O Jardim Secreto

Veja o trailer oficial !

Um clássico infantil escrito em 1911, muita gente desconhece a história, mas se você foi criança nos anos 1990, tem grandes chances de já ter visto o filme nas telinhas da Sessão da Tarde – eu adorava esse filme quando era crinaça ! É uma história sobre uma menina orfã que vai morar na casa de um tio distante, e lá descobre um jardim mágico. Essa nova adaptação deve chegar no segundo semestre desse ano, e já tem trailer online.

The Umbrella Academy

Divulgação – Netflix

Se você ainda não viu a primeira temporada de “The Umbrella Academy”, série inspirada nos quadrinhos de Gerard Way e Gabriel Ba, tá na hora de conhecer ! Os quadrinhos fizeram um sucesso estrondoso, e a adaptação vem ganhando fãs. Uma história louca mas muito instigante, a segunda temporada vem chegando a previsão de estreia na Netflix é 31 de julho !

História da sua vida – A chegada

Divulgação – Intrinseca

Historia da sua vida e outros contos, do autor Ted chiang , é um livro de contos pouco conhecido, mas muito, muito bom ! O conto principal do livro foi adaptado no filme “A chegada”, que é tão bom quanto o texto original. Um sci fi de grande qualidade em um formato bem enxuto, com reflexões sinceras e importantes. Recomendo livro e filme.

Killing Eve

Divulgação – editora Suma

Você sabia que essa série maravilhosa é baseada no livro Codinome Villanelle, autor Luke Jennings? Eu só soube disse esse ano ! O livro contem 4 novelinhas que são a base da série, e envolvem uma assassina de aluguel e uma ex agente da inteligencia britânica. Eu gostei tanto da série que fiquei muito a fim de ler o livro. Você consegue acompanhar as temporadas pela Globoplay.

Admirável Mundo Novo

assista o trailer !

Sim, a distopia clássica de Aldous Huxley já tem adaptação para as telinhas! A série estreou recentemente na plataforma Peacock, que é da NBC Universal, e tem possibilidade de ser distribuída pela Amazon Prime mais pro fim do ano. Se você ainda não leu o livro, deixo aqui uma prévia : imagine uma sociedade utópica, pacífica, que para alcançar esse patamar, abriu mão dos conceitos de família, privacidade, literatura e vínculos emocionais. Sonho para alguns, pesadelo para outros, não acha?

Curtiram? Quais você pretende assistir?

Related Post

Leave A Comment