Sem classificação

Conhecendo o autor: 10 fatos sobre Machado de Assis

Machado de Assis (1839-1908) é considerado por muitos críticos e leitores com um dos maiores nomes da literatura do Brasil.  Esse grande personagem da nosa história  escreveu em praticamente em todos os gêneros literários, sendo poeta, romancista, cronista, dramaturgo, contista, folhetinista, jornalista e crítico literário.

Com a proximidade do ENEM, achei que seria legal contar a vocês algumas curiosidades sobre a vida dele, porque sabemos que as experiencias sociais influenciam a narrativa dos autores. Conhecer melhor sua vida e seus trejeitos pode nos ajudar a entender melhor os textos e, consequentemente, sua redação pode ganhar melhor qualidade.

Vamos então conhecer algumas curiosidades sobre Machado de Assis?

 

Fato # 1 –  Machado de Assis tinha descendencia africana . Diz-se que sua parte mestiça era oriunda do lado paterno. Muita de sua história descrita em livros e relatos  não corresponde com a história de um mulato pobre, órfão na adolescência, bisneto de escravos e que ascendeu nas letras e no serviço público a custa somente de seu talento. Essa história foi deixada de lado pelas elites intelectuais do seculo XIX , que ainda eram dominadas por  ideologias racistas que diziam ser os negros incapazes para o trabalho intelectual .

 

Fato # 2 – Machado de Assis enfrentou muitos desafios por ser um mestiço no século XIX, incluindo o acesso limitado à educação. Nascido no Morro do Livramento – local conhecido como “Pequena África ” – , passou  pouco tempo pela escola pública, e sua formação foi quase que completamente autodidata. Nunca foi à universidade. Para ajudar a família, chegou a trabalhar como engraxate e vendedor de balas e doces. Em um de seus primeiros trabalhos, em uma padaria, aprendeu a ler e traduzir francês.

Fato # 3 – Foi apelidado pelos vizinhos de “Bruxo do Cosme Velho”, pois teria sido visto por eles queimado cartas em um caldeirão em sua casa, que ficava na Rua Cosme Velho.  Mas só com  Carlos Drummond de Andrade o apelido ganhou força, por meio do poema  A um bruxo, com amor, que reverencia o escritor.

Fato # 4 -Fofocas de bastidores : dizem que no prefácio da segunda edição de sua obra Poesias Completas, publicada em 1902, a palavra “cegara” foi substituída, na expressão “lhe cegara o juízo”, pela palavra “cagara”. Um erro tipográfico desses deve ter causado uma grande confusão, porque diz a lenda que o próprio Machado teria participado de um mutirão para corrigir os exemplares antes de chegarem ao público. Nem todos foram corrigidos a tempo !

Fato # 5 – Machado de Assis tinha epilepsia e era gago. Sua personalidade tímida e reclusa é consequência dessa situação, que limitava suas interações sociais. Diz-se que não desejava ter filhos porque sabia que passaria a epilepsia aos descendentes.

Fato # 6 – Em uma pesquisa, restou provado que o autor utilizou mais de 20 pseudônimos ao longo da carreira. Em determinado ponto da carreira, não mais adiantava usa-los, porque os leitores reconheciam seu estilo.

Fato # 7 -Sendo um apaixonado pelo  jogo de xadrez, seu interesse o levou a ocupar posição de destaque nos círculos enxadrísticos do Império. As peças que pertenceram ao escritor foram esculpidas em madeira e estão expostas na Academia Brasileira de Letras .

Fato # 8 – Apaixonado por línguas, Machado foi responsável por uma das primeiras traduções do conto O Corvo, de Edgar Allan Poe.

 

 

Fato # 9 – O autor foi casado por 35 anos com Carolina Machado, que era quatro anos mais velha, mas não tiveram filhos. Portuguesa, Carolina teria vindo para o Brasil a fim de superar uma desilusão amorosa. Eram considerados “almas gêmeas”, tanto que Carolina o ajudava nos manuscritos, revisando e até dando palpites quando ele estava desviando demais do tema ou se estivesse sendo duro demais com algum personagem. Inclusive, há contos de que ela até chegou a escrever alguns capitulos e mexer nos textos, e que ele sempre lhe pedia opiniões sobre o material. Ela morreu de câncer o intestino, e a vida de Machado tornou-se mais introspectiva dpois disso. Sentia tanta falta dela, que sempre arrumava 2 pratos à mesa, durante as refeições.

Fato # 10 –  Para aqueles que tem interesse em ler mais Machado, o O Ministério da Educação mantém o portal “Machado de Assis, Vida e Obra”, que reúne todas as obras do escritor. O portal foi criado em comemoração ao centenário de Machado  e reúne todas as obras do escritor carioca. Vc pode acessar o site por meio desse link .

 

Eu adorei conhecer mais sobre Machado de Assis nas minhas pesquisas para esse post. Partilhando de suas histórias, eu consigo enxergar melhor o escritor e suas obras. Espero que tenha sido proveitoso para vocês também !

Like & Follow :

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *