Indicações,  Opinião,  séries de TV

DICAS – ADAPTAÇÕES DE LIVROS PARA TV

Olá queridos leitores , como estão?

Hoje eu quero dividir com vocês meus pensamentos sobre adaptações de obras literárias para a TV. Eu sou uma daquelas pessoas chatas que gosta de ver a história do livro perfeitamente representada na telinha , sem muitas modificações ou concessões. O problema é que nem sempre o fato de ser fiel à obra literaria faz do seriado/ show um bom divertimento. Certas situações precisam mesmo ser revistas e reconstruídas para melhor entendimento ! Eu vou citar aqui alguns shows adaptados de livros que estão bombando, e como eles se comportam frente ao material de inspiração.

 

Big little lies

O seriado, que é produzido na HBO, é baseado no livro de mesmo nome da Liane Moriarty. Com grandes atores no elenco, a primeira temporada recebeu uma chuva de prêmios. E eu achei o material para TV é tão bom quando o livro, então pode confiar – além do mistério, temos em ambos debates sobre temas bem atuais como relacionamentos abusivos e bullying por exemplo.  O material visual diverge um pouco do livro, mas a qualidade do trabalho compensa.

 

The Magicians

A adaptação dessa série para a TV é controversa ! ,  The magicians é uma trilogia escrita pelo autor Lev Grossman, e em português o primeiro livro é  conhecido como “Os Magos”. Eu li a trilogia e não tenho uma boa opinião sobre ela – o primeiro livro lembra Harry Potter, o segundo Narnia, e o último foi sofrível, na minha opinião. O seriado se esforça em trazer uma abordagem bem realista ao tema fantasia, e explora diferentes facetas de personagens que estão imersos tanto em um mundo de fantasia quando na sociedade em rede do século XXI. Não é facil.  No entanto, achei que a história funcionou  melhor nesse formato , e  o livro reestruturado visualmente foi uma boa surpresa !

 

Hannibal

O seriado é baseado nos livros do autor norteamericano Thomas Harris, focado especialmente nos crimes cometidos pelo Dr Hannibal Lecter, seu personagem mais famoso. A proposta inicial era fazer algumas temporadas introdutorias e então focar as seguintes seguindo um livro específico, mas o seriado foi cancelado após a terceira temporada.  Se ainda não leu os livros,  “Silêncio dos Inocentes” e “Dragão Vermelho” são muito bons. Já sobre o show, recomendo fortemente ver as duas primeiras temporadas. O senso estético e a fotografia são incríveis, e eu garanto que você vai ficar embasbacado com  a pressão psicológica e os dotes culinarios do Dr Lecter. Hannibal é minha menção honrosa nessa lista, porque o material tem muita qualidade e a adaptação é pouco conhecida.

 

Game of Thrones

Eu sei que  essa adaptação de livro para a telinha divide opiniões. Para os fãs dos livros do George R Martin, as duas primeiras temporadas são incríveis, representações exitosas do universo de Westeros. Se você é uma pessoa que se aborrece quando a adaptação sai demais pela tangente, recomento precaução a partir da terceira temporada. Ali, para mim, ainda que incrível, o show começou a desviar demais do original. Na quarta temporada, eu resolvi deixar o seriado de lado, apesar de continuar curtindo muito o conceito e o trabalho dos atores. Se não me engano, a temporada 06, por exemplo, é baseada no enredo do livro que ainda não foi publicado, e isso é muito surreal !

 

Outlander

Os livros de Diana Gabaldon servem de inspiração para a série de uma maneira muito respeitosa, eu acho. A primeira temporada é bem próxima do primeiro livro, e as outras temporadas trazem consigo grande parte do conteúdo original. Como a série tem paisagens e personagens muito variados no tempo e no espaço, imagino o quanto a produção deva ser difícil  – adaptações são necessarias. Eu adoro a série, e os livros são os meus favoritos dos ultimos anos. O contexto histórico é incrivelmente bem trabalhado junto ao romance !

 

Bitten

Esse já é um exemplo de seriado que eu não recomendo. Eu adoro a série de livros da Kelley Armstrong que é conhecida como “Women of the Otherworld”, cujo primeiro livro é Bitten. Mas achei o seriado bem bobinho, aquém do material. Aliás, Bitten não é o melhor dos livros , somente um bom começo de série, na minha opinião. A leitura eu recomendo !

 

The 100

Com esse eu já posso dizer que acho a série de TV mais interessante que a trilogia escrita por Kass Morgan. Eles não se conectam muito no que concerne a história, mas como eu não curti muito os livros, achei que algumas das mudanças enriqueceram o tema original. É uma distopia muito diferente, que se passa depois  de décadas de uma devastação nuclear da Terra, onde um grupo de jovens vem do espaço para determinar se a Terra pode ser novamente habitada. O seriado já ultrapassou os livros, estando já renovado para uma sexta temporada.

 

Bones

O seriado é baseado nos personagens principais dos livros de Kathy Reichs, que além de novelista é antropóloga, assim como Temperance Brennan, protagonista do show. Eu já li a maior parte dos livros relacionados a essa personagem, então posso afirmar que livros e TV são bastante distintos desde o primeiro capítulo. Eu gostei de ler os livros, e gostava do show também. Se você curte mistérios e ciência forense, tanto o  seriado quando os livros podem ser uma boa pedida para você !

 

Eu poderia ficar aqui o dia todo listando essas adaptações – eu adoro TV – , mas fico por aqui e espero comentários sobre quais as suas adaptações favoritas !

Like & Follow :

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *