autores internacionais,  clube de assinatura,  dicas de leitura,  Fantasia/ sci-fi,  Parcerias,  Radio Londres

É dificil ser Deus !

Prontos para conhecer um ótimo livro de ficção científica? Em parceria com a Editora Radio Londres, eu lhes apresento o livro do clube do mês de março do Clube da Rádio : É dificil ser deus, de Arkadi e Boris Strugátski.
.
Anton é um agente especializado treinado na Terra, em um tempo futuro e utópico. Disfarçado de nobre, ele é enviado em missão a um planeta distante habitado por humanos, mas ainda longe dos avanços terrestres. No reino feudal de Arkanar, sob a alcunha de Dom Rumata, seu papel é observar os desdobramentos, talvez influenciar, mas nunca interferir na História.
.
Já fazem cinco anos que ele está bem integrado no local, mas ao mesmo tempo, sofre a mercê da ignorância e violência de um governo totalitário e religioso, onde qualquer sinal de avanço científico e filosófico é duramente reprimido. Dom Rumata está no seu limite, a ponto de quebrar suas regras e interferir na História para salvar o povo de tanta miséria. Por que todo o seu conhecimento e poder não podem ser usados para o bem dessa sociedade? Por que o progresso civilizatório precisa ser tão cruel?
.
Realmente é difícil ser Deus.
.
O livro vai aos poucos pintando um quadro desolador da condição humana na Idade Média, a famigerada Idade das Trevas. Passado remoto? Nem tanto.
.
Militarismo, opressão, conservadorismo, e aversão à Ciência eram temas válidos considerando a opressão do regime soviético ( o livro é russo, escrito na Guerra Fria), mas continuam relevantes no ano de 2020, não acham? E é isso que fez do livro uma excelente leitura.

A luta contra o mal ! O que é o mal? Cada um tem o direito de entende-lo à sua própria maneira. Para nós, cientistas, o mal está na ignorância, mas a igreja ensina que a ignorância é uma bênção e que todo mal provém do conhecimento. Para o lavrador, o mal é a seca e os impostos, enquanto, para o comerciante de trigo, a seca é o bem. Para os escravos, a personificação do mal é o dono bêbado e cruel; para o artesão, é o agiota avarento. Então, o que é o mal, Dom Rumata, contra o qual devemos lutar?


Esse quote deixa claro que o livro vai além do que se espera de um simples livro de sci-fi. É uma história que demanda atenção nos primeiros capítulos, mas que te prende com os questionamentos políticos e éticos. Não há como sair dessa leitura a mesma pessoa de antes. Um clássico da literatura russa, altamente indicado!

Vou deixar a ficha técnica do livro aqui embaixo, e o link para comprar o livro com desconto no site da Radio Londres. ( Descontão de 50 por cento !)

Aproveite e conheça também o Clube da Rádio, uma assinatura mensal de livros fora do mainstream , com títulos muito interessantes. O preço é bem mais baixo que os outros clubes por aí porque o foco é no livro, e não nos brindes. Eu recomendo.


Ficha Técnica

Título: É Difícil Ser Deus

Autor: Arkadi e Boris Strugátski, com tradução de Tatiana Larkima
Editora: @radio.londres
Páginas : 221

Opinião Benditos livros : um livro repleto de reflexões. Mais atual, impossível.


COMPRE O LIVRO AQUI

Like & Follow :

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *