autores internacionais,  dicas de leitura,  ler ou não ler,  Opinião,  sci-fi,  Sem classificação

Ler ou não ler: Laranja Mecânica, de Anthony Burgess

Alex e seus amigos são jovens problemáticos e ultraviolentos, que vivem provocando caos e medo aqueles ao seu redor. Buscando diversão em uma cidade sem perspectivas, esses jovens criam um universo muito peculiar : eles possuem um linguajar próprio, um modo de vestir próprio, são jovens que vivem a base de drogas e comportamentos brutos. Um dia, uma noitada da gangue foge ao controle, e Alex é preso por conta de um crime grave. Ele vai passar por experiencias muito ruins, até ter sua redenção oferecida na forma de um experimento médico. Será essa a saída para Alex?

Esse livro divide opiniões. É uma narrativa que pode chocar muitos leitores pela descrição da violência juvenil. Também, o fato do protagonista e seus amigos usarem gírias o tempo todo (uma linguagem que chamam de nadsat) assusta muitos leitores, dificultando o entendimento. E se você já viu o filme, como eu, pode ficar desaminado com o ritmo do livro.

Mas, e aí ? Ler ou não ler?

Leia, não desista desse clássico !

É um livro de temas simples e linguagem complexa, que trata de escolhas e livre arbítrio, sobre o que significa ser bom ou ruim, e que nos leva a ponderar sobre nosso papel na sociedade. Ele é capaz de suscitar importantes reflexões, e você vai gostar de debate-lo com outros leitores. Também, para aqueles que não estão acostumados com o gênero sci-fi, o livro é uma boa introdução. Ele seria melhor caracterizado como uma distopia, mas a parte mais focada na ficção cientifica é bem plausível e fácil de acompanhar.

Ainda não te convenci? Então leia esse trecho e reflita. Eu fiquei bastante tempo refletindo sobre esse questionamento:

“O que Deus quer? Será que Deus quer bondade ou a escolha da bondade? Será que um homem que escolhe o mal é talvez melhor do que um homem que teve o bem imposto a si?”

Gostou ? Então aproveite e compre aqui o livro na Amazon ! Só clicar na capa do livro abaixo:

Like & Follow :

Um comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *