metas de leitura,  Opinião,  saldo de leitura

Metas de leitura para 2019 !

Feliz 2019, queridos leitores !

Como foi a virada do ano para vocês? Espero que tenham aproveitado bem esse momento. Para mim, que não curte muito esse tipo de festividade, é um momento de reflexão sobre ações e projetos, e organizar a rotina dos proximos meses.

A primeira coisa que fiz foi me decidir sobre a minha ferramenta de otimização da rotina . Eu troquei o meu planner de mesa por um caderno de discos.

Essa troca foi muito importantes porque, normalmente, planners são grandes, pesados e não possuem muito espaço para anotações aleatorias, coisa que gosto de fazer. Eu queria deixar minhas tarefas, meus projetos de leitura e anotações sobre a pós graduação em um mesmo lugar, e o caderno de discos vai me ajudar muito, porque dá a liberdade de mudar/acrescentar paginas conforme minha necessidade. ia usar para as tarefas diarias um formato estilo bullet journal nesse caderno, mas não funcionou pra mim logo de cara. Acabei imprimindo e montando um planner para mim no caderno de discos. Se quiser saber mais sobre ele, tem um post meu no Instagram sobre isso !

Outra reflexão que fiz foi sobre ter ou não uma meta de leitura. Decidi por não fazer metas específicas, porque elas sufocam e estressam. Assim como no ano passado, decidi que ao invés de metas eu teria um objetivo de leitura. Em 2018 eu decidi que leria mais sci-fi e fantasia escrita por mulheres, e assim o fiz. Conheci ótimas autoras, e fiquei muito feliz com isso. Meu saldo de leitura de 2018 foram 113 livros.

Para 2019, meu objetivo de leitura é ler mais livros de conteúdo. Isso significa que eu quero ler mais classicos e também mais não – ficção, especialmente sobre historia, política e sociedade brasileira e internacional. Em 2018, especialmente no período eleitoral, eu percebi que o nosso ( sim, me incluo no grupo) conhecimento de história e politica são facilmente esquecidos frente aos interesses de poder. É preciso que haja cada vez mais incentivo à educação e à leitura, e que possamos enxergar as propostas com clareza e propriedade. Precisamos ler mais.

Clássicos

Para os clássicos, eu vou seguir as indicações do Desafio da Rory Gilmore. Pra quem não conhece o seriado Gilmore Girls, a personagem Rory Gilmore é aficcionada por livros e está sempre lendo ou citando leituras no seriado. O desafio consiste em ler aqueles que foram mencionados durante as temporadas. Você pode encontrar facilmente essa lista na internet. Vou começar com os classicos que estão nessa lista. Existem listas de classicos na internet – do tipo ’50 classicos para ler antes de morrer’ – que podem ser utilizados com a mesma eficácia.

Mais conteúdo

Vários IGs tem desafios interessantes nesse área para 2019. Uma fonte de inspiração para mim é o Desafio Viaggiando, criado pela dona do IG e do blog @viaggiando. No desafio temos 10 livros de temática contemporânea e relevante ( livro sobre escravidão, sobre imigrantes, sobre uma religião não cristã, sobre conflitos vigentes etc) que acredito serão um bela adição às minhas leituras do ano de 2019.

Aliás, seguindo a ideia de livros com mais conteúdo, eu estou bolando no Instagram com minha amiga Virgínia do IG @quemevclivro um projeto chamado “Livros para conhecer o Brasil “. Escolheremos livros que nos ensinem mais sobre a socieldade, cultura e política nacional. Começa em breve, então se estiver interessado, nos contacte ! O primeiro livro desse grupo será ” Elite do Atraso”, de Jesse Souza.

E é isso ! 2019 será um ano de leituras de qualidade, e não de quantidade !

Como serão as suas leituras esse ano ?

Like & Follow :

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *