autores internacionais,  dicas de leitura,  Opinião,  Resenhas,  Terror/suspense/thriller

O Talismã, Stephen King & Peter Straub

Mais uma resenha de Stephen King no blog. Prometo que depois dessa eu vou dar um tempo de King… ou não !

 

Eu reli essa obra recentente, e me dei conta que não me lembrava mais do quão bom ele era ! E a parceria com Peter Straub – que pra quem não conhece é  um super escritor de thriller e suspense – foi muito produtiva. A gente sempre fica com pé atrás quando vemos livros escritos à duas mãos. Mas, honestamente, não notei diferença de tons aqui. Os dois autores são experientes e souberam mesclar seus estilos e vozes em um livro muito bom .

Vamos , então, falar do livro :

 

O Talismã – Stephen King & Peter Straub

Tradução – Mario Molina

Editora:  Objetiva, e atualmente, Suma das letras

Nota do Benditos Livros – ⭐⭐⭐⭐ e 1/2

 

Se você já leu  A Torre Negra, talvez se identifique com o personagem principal Jack Sawyer, um garoto de 12 anos prestes a embarcar em uma aventura  fantástica cruzando universos paralelos. Sim, os temas são bem próximos, apesar dessa história ser bem distinta daquela.

Aqui, a jornada se inicia porque a mãe de Jack está morrendo de câncer. Quando ele aprende sobre a existência de um mundo paralelo e sobre a existência de um Talismã que pode salvar a vida de sua mãe, ele vai cruzar os Estados Unidos para consegui-lo.  Nessa jornada, viajando por entre o mudo real e o paralelo , Jack vai perceber que algo maior está em jogo . Ele enfrentará um inimigo poderoso  disposto a fazer qualquer coisa para destruí-lo . Nessa nova dimensão, Jack vai descobrir sobre os “duplos”, espelhos de pessoas da sua realidade, que estão interconectadas. Quando um se machuca, o outro também se machuca. E quando um morre…. Por isso, ele precisa salvar a vida do duplo de sua mãe também.

O livro é enorme, mas não chega a ser  maçante. E apesar da idade do protagonista, o livro está longe de ser juvenil. É denso, com cenas fortes, recheado de perigos e suspenses.  Além de toda a jornada de herói que permeia o livro, um ouro tema importante nele é a força da amizade. Seus amigos, feitos durante a busca pelo talismã, são personagens incríveis que agregam muito à história.

Não podemos deixar de notar que Jack só tem 12 anos, e o crescimento pessoal dele foi muito bem desenhado pelos dois autores. O garoto, com a ajuda dos companheiros, consegue equalizar suas fraquezas e suas forças de maneira única. Achei muito bom ler poder ler um personagem tão maduro e focado. Ele sabe que correrá  riscos, mas vai lutar até fim para alcançar seu objetivo.

Atentem para o fato de que esse livro tem continuação, que se chama “A casa negra”, que  é tão bom quando “ O talismã”, e eu recomendo. Aliás, os dois livros estão sendo adaptados para as telonas , o que vem gerado um grande borburinho sobre eles.

 

Espero que tenham gostado ! Busquei, como sempre, escrever uma resenha sem spoilers, mas cheia de informação !

Like & Follow :

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *