metas de leitura,  Misc

Planos literários para 2020

Queridos leitores, Feliz 2020 ! Deixo aqui o meu mais sincero voto que que o ano que se inicia seja incrivel, em todos os sentidos!

Início de ano é para mim um momento de reflexão, e também de muita empolgação. É um período em que eu penso naquilo que posso melhorar e naquilo que busco conquistar. No que concerne leituras, eu tenho alguns desejos para 2020, que são:

• SEM metas de leitura/ numeros de páginas definidas – meta de leitura é uma ferramenta útil para leitores iniciantes, e também para aqueles muito atarefados, que precisam determinar um tempo na agenda para os livros. Se você se encaixa em uma dessas, faça uso de metas definidas. Atualmente, eu leio todos os dias religiosamente, já faz parta da rotina, e as metas não me servem mais. Como cheguei a esse ponto ? Traçando metas ! Use-as agora para, mais tarde, livrar-se delas ! Funciona !


• Mais autoras femininas – essa é uma regra minha desde que comecei o Instagram/blog. A cada ano eu faço um esforço em colocar mais vozes femininas na minha TBR, e acho que tod@s nós precisamos fazer esse esforço, especialmente no que concerne literatura nacional. Ouvir mulheres falando das mazelas das mulheres é imprescindível.


• Mais representatividade – recentemente, eu fiz um comentário dizendo que não tinha mais paciência com livros à la Nicholas Sparks, que só tem gente branca e hétero, em cidades brancas e com protagonistas brancas. Se você não percebeu isso ainda, está na hora de parar para pensar. Eu não me vejo representada nesses livros, e venho buscando mais diversidade. Nossa sociedade é tão diversa e rica, eu quero conhecer mais dela, e não ficar presa às mesmas ladainhas de sempre. Eu cresço como indivíduo quando leio sobre pessoas/etnias/formatos/gêneros diversos.

• Mais interação/amizade com leitores – eu me inscrevi em dois grupos de leitura esse ano : um de autoras negras e outro de sci-fi. Vai ser um desafio discutir livros com outras pessoas, porque eu raramente faço isso. Leitura é um hobby solitário para mim. Mas acho importante aumentar a interação e fazer novas amizades que tenham interesses similares, e por isso vou me esforçar !

• Mais não ficção – Eu gosto muito de mergulhar em histórias recheadas de aventuras e fantasia, mas reconheco que ler livros de não ficção é muito importante. Biografias, relatos históricos, livros acadêmicos… vou me esforçar para ler mais livros assim.

Me conta, quais são o seus planos literários para 2020? Desencalhar livros na estante, sair da zona de conforto… quero saber !

Like & Follow :

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *