Misc, Opinião

Produtividade em tempos de quarentena.

Posted by Luana Gomes

Como estão vocês hoje, queridos leitores, nesse momento de incertezas e distanciamento social?


Certos dias, eu fico muito bem. Consigo cumprir meu home office sem sobressaltos, faço exercícios, leio bastante. Outros dias, eu me deixo levar pela preocupação e pelos canais de noticia, e encho a cara de pizza.

Eu estou praticando o isolamento desde o dia 16/03 – hoje é o 41° dia ! No momento, estou bem, protegida e saudável. Aqui no Rio de Janeiro o surto tem tomado grandes proporções, e as vítimas estão ganhando rostos conhecidos. É um grande paradoxo viver nessa tensão e ser produtivo, não acham?

No que concerne as leituras, ainda que eu seja uma leitora bem regrada, que tira tempo para ler todo dia, nem sempre tenho ânimo para isso esses dias. Nas primeiras semanas eu me cobrei, mas depois eu abri mão. E abrir mão daquilo que não estava dando certo foi LIBERTADOR. Se você também está se sentindo pressionado, LERIGOU. Ler ajuda muito a relaxar, mas se você não anda sentindo vontade de ler, não leia.

Aproveitando o tempo em casa, talvez você decida começar aquele calhamaço que anda adiando desde 2018. Na minha humilde opinião, só faça isso se você conseguir organizar bem sua rotina, ou com metas curtas definidas. Porque ficar lendo o mesmo livro o dia todo vai deixar você louco, e você não pode dar uma voltinha pra espairecer. Eu estou com um livro de quase 1000 paginas no Kindle que, apesar de bom, me deixou com sensação de sufocamento. Stress desnecessário.

Colocar o despertador pra levantar, organizar o home office, trabalhar, escrever resenhas, tudo me dava um senso de proposito que me ajudou bastante. Contudo, meu contrato de trabalho acabou faz uma semana. É a coisa mais esquisita do mundo, trabalhar um dia, e não trabalhar mais no próximo , sem poder me despedir dos amigos que fiz. E agora, cá estou seu sem rotina, sem regras, com tempo de sobra pra livros , resenhas e produção de conteúdo. Com certeza vai ser produtivo, certo?

Errado. Se tem uma coisa que certamente NÃO me ajuda nesse momento de isolamento é a pressão da produtividade. Lives, leituras coletivas, conteúdo variado, adiantamento de resenhas, tudo isso pode nos fazer mais mal que bem. Tem dias que estou motivada e preparo resenhas e fotos, e em outros, não quero nem olhar o celular. Claro que aproveitar o tempo em casa para dar vida aos seus projetos é incrível, mas muita gente esquece que o momento é de cuidado, de introspeção. Se você não está se sentindo motivado, acredite, não há nada de errado.

Quem é que inventou que é preciso fazer 2369 coisas/atividades no isolamento social? Acredite, estar ocupado não significa ser produtivo. As redes sociais nos dão essa falsa impressão de perfeição, de alta qualidade de vida, de produtividade alta, e acaba nos levando a achar que não estamos sendo muito produtivos se não fizermos o mesmo que os outros.

Estar em casa é um privilégio que muitos não tem. Aproveite esse momento de convergência para o centro, de olhar para si mesmo, para cuidar de você e da família. O resto é resto. Permita-se fazer o que desejar. Cuide da saúde, e seja feliz fazendo nada. São tempos difíceis, mas saiba que dias melhores certamente virão.

Related Post

Leave A Comment