Autores nacionais,  dicas de leitura,  Indicações,  Lançamentos,  Resenhas

Resenha : Dança Sueca, Vera Saad

Existem certos livros que são difíceis de serem resenhados, porque tocam a gente de uma maneira muito peculiar. Dança Sueca é um deles. Lançamento da Editorá Patua, o novo livro da autora Vera Saad , é um romance nacional que você deve conhecer.

Título: Dança Sueca

Autor: Vera Saad

Editora : Patuá

Nota : 4 ⭐


No posfacio do livro, há um trecho que descreve bem o livro para mim: ” Uma dança. Um concerto. Uma casa. Uma historia. O romance escrito por Vera em mais do que personagens, lugares, imagens, sons. É um transbordamento constante de muitos sentimentos.”

Muitos sentimentos transbordaram de mim ao conhecer Filipa Maria, Angel e Birá, protagonistas dessa história. De uma forma muito visual porém poética, vemos a vida entrelaçar o destino desses personagens com música e dor.

Inspirada na cidade de Manaus e no autor Milton Hatoun, Vera Saad criou Angel, uma jovem marauara que se encontra em São Paulo. Um encontro casual a aproxima de Filipa Maria, uma professora de música aposentada. As duas, estranhas, estrangeiras em suas proprias famílias, formam uma conexão única. Birá, professor de matemática e sobrinho de Filipa, irá formar um novo compasso nessa dança , apaixonando-se loucamente por Angel.

Ainda nova, titia já sabia que, apesar de livres, suas mãos estavam atadas a outras. Por mais que quisesse,nunca dançacria sozinha. Haveria sempre mãos a segurar, em uma ciranda comprida e sem sentido. Quando os pés apenas acompanham violinos invisíveis, enquanto o irmão pede, não me solte, eu não sei dançar.

Entre visitas ao passado e os acontecimentos do presente, muitos segredos e muitas revelações pessoais farão com que a relação dos três seja cada vez mais intrincada. Não é um livro fácil, nem feliz. Temos temas contundentes aqui apresentados – sexualidade, aborto, abandono, saúde mental – assuntos esses que estão no nosso cotidiano, mas são pouco traduzidos para o papel.

Ainda, o livro tem boa diagramação, folhas amarelas e letras bem grandes, o que é incomum, mas muito bem vindo quando se usa óculos !

Dança sueca é um livro contemporâneo, com personagens reais que estão presos em uma ciranda do destino, sempre de mãos dadas, mesmo quando separados. Nesse mês de Orgulho LGBT, eu acredito que o livro é uma ótima indicação.

Aproveito para agradeçer a Oasys Cultural pelo envio desse lançamento. Eu fiquei muito honarada de conhecer essa história,

Like & Follow :
error

7 Comments

  • Rafaella Viegas

    Oiii tudo bem??

    Não conhecia o livro, e sempre me interesso por títulos nacionais diferentes, acabei adicionando aos desejados, pena que não é um livro fácil de se encontrar, gostei bastante.
    Adorei a resenha
    Bjus Rafa

  • Aruom Fênix

    Eu te entendo completamente, as vezes leio livros que me tocam tão profundamente e de uma forma tão pessoal que não sei como transmitir essa emoção na resenha. Mas fiquei muito curiosa para ler o livro parabéns pelo trabalho.

    Bjs Aruom Fênix

    Blog: leiturasdearuom.blogspot.com

  • Carol Cavalcanti

    Gosto muito de ver resenhas em que a pessoa deixa transparecer o quanto se sentiu tocada pela leitura, para mim essa é a melhor recomendação que pode existir.
    Fiquei muito interessada na leitura e espero poder ler em breve!

  • Debora Sapphire

    Meus parabéns pela sinceridade da sua resenha. Realmente, livros que nos tocam dessa maneira peculiar, são bem difíceis de resenhar. Eu achei muito interessante conhecer um pouco mais a respeito dessa obra aqui. Muito bom que tenha te tocado, apesar de não ser um livro fácil. Ótimo saber que a diagramação também é muito boa, assim como a história.

  • Erika Monteiro

    Oi, tudo bem? Primeiro queria dizer que acho muito importante ter um mês para conscientizar as pessoas quanto ao respeito pelas diferenças. Como minha mãe sempre diz… não precisamos ser iguais mas é importante aceitar que as pessoas não pensam como nós. Não conhecia esse livro mas achei a proposta bem interessante principalmente pelo contexto. Amo imaginar uma trilha sonora para os livros que leio. Se eles têm dança melhor ainda. Vou procurar saber mais sobre a autora. Beijos, Érika =^.^=

  • Karina RODRIGUES

    Oie, tudo bem?
    Tem livros que são realmente especiais, né? Entendo a dificuldade em falar sobre eles, já passei por isso algumas vezes. Sobre a indicação, não conhecia o livro e achei a história bem interessante. Parece ser bem emotivo e intenso!!

    Coisas de Mineira
    http://www.coisasdemineira.com

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *