autores internacionais,  Resenhas

RESENHA: O ANO EM QUE DISSE SIM

Como vocês estão, amigos leitores ? As leituras do mês de julho estão rendendo bons frutos ou andam sem graça?

Vamos animar as coisas com um resenha de um livro empoderador e divertido. Essa resenha é  muito especial para mim, porque inspirado nesse relato de vida eu me permiti viver novas experiencias e dar uma chance a coisas que nunca faria antes. Quem diria que Shonda Rhimes teria esse efeito na minha vida ? Se você é daquelas que costuma dizer não a tudo ( eu assumo, ainda sou um pouco assim ), esse livro é uma boa pedida para você. Vamos aos detalhes :

Título: O ano em que disse SIM

Autor : Shonda Rhimes

Editora : BestSeller

Tradução  Mariana Kohnert

Nota do Benditos Livros –  ⭐⭐⭐⭐

 

Shonda Rhimes é a nova deusa/diva da TV norteamericana. Ela é a criadora dos seriados Greys Anatomy , Private Practice e Scandal, famosos por personagens femininos de respeito e por tramas complexas que trazem à tona os piores sentimentos humanos. Ela é respeitada pelos seus pares, é aclamada por ser um exemplo de sucesso na comunidade afroamericana, ela é referência para mulheres que almejam uma carreira de sucesso.

Shonda está auge do sucesso, mas não é feliz. Um dia, num jantar de Ação de Graças , sua irmã disse a ela um frase que mudaria sua vida

“Você nunca diz sim para nada”.

Esta frase pode parecer bobeira para alguns, mas foi o suficiente para levar a autora a uma reflexão importante sobre sua vida. Percebeu o quanto o medo e a ansiedade estavam empacando a sua vida em muitas frentes. Com isso, ela toma um decisão de se permitir dizer sim a tudo aquilo que a assustava, e aos poucos foi deixando velhos hábitos e descobrindo novas facetas dela mesma. No livro, ela relata com bom humor detalhes sobre sua vida pessoal e profissional, e escreve sem rodeios sobre assuntos delicados do universo feminino como obesidade, autoimagem, carreira x relacionamentos.

O livro pode ser chamado de autoajuda, mas o formato vai além daqueles livros que você costuma ignorar na livraria ( eu assumo, às vezes ignoro seção de autoajuda !) Shonda está contando sua história para que você entenda que os medos, fracassos e dúvidas que vc vivencia são comuns na rotina de todas as mulheres, independente de idade, status social ou formação. Ela sabe o porquê de dizermos NÃO , mas ela quer que você entenda que dizer SIM pode transformar sua vida pessoal e profissional para melhor.

A leitura é muito fluida, a linguagem é simples e muito no clima de bate-papo. As histórias são reais, porém contadas de forma divertida e informal para que você se sinta conversando com as comadres sobre as dificuldades do dia a dia. Você aprende muito lendo sobre os erros e acertos da Shonda na sua jornada durante o Ano do Sim. É uma leitura que vai te deixar inspirada a tentar coisas novas!

Eu, assim como Shonda, era uma pessoa que sempre dizia NÃO para tudo, até para coisas pequenas, do tipo ir ao shopping. A coragem dela me inspirou bastante a tentar novas abordagens na vida, e uma delas está aqui ! Esse blog e o IG literário são projetos negados na minha vida por muitos anos. Depois de ler o livro, eu comecei a refletir sobre os motivos de dizer não , e, claro, não encontrei respostas plausíveis pra muitas das minhas decisões.  Um dia, eu simplesmente resolvi me render e começar a falar de livros. Minutos depois, eu achei melhor não. Passei uns dois dias imersa no medo, debatendo sobre a viabilidade do projeto no Instagram, sobre fracassos, sobre dinheiro, sobre tudo.

Logo me lembrei das experiencias da  Shonda, e resolvi deixar de pensar. Decidi me dar a chance de experimentar algo novo.

E assim nasceu o Benditos livros !

Like & Follow :

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *