autores internacionais,  Lançamentos,  Opinião,  Resenhas

Resenha – Parábola do Semeador

E vamos a mais uma resenha !

Preparados? O livro de hoje é  lançamento no Brasil e muito antecipado por fãs de sci-fi !

 

Titulo : Parable of the Sower – Parabola do Semeador

Autor : Octavia E Butler

Editoria Morro Branco,  2018 ( em breve! )

Nota do Benditos Livros –  ⭐⭐⭐⭐

 

Como assim 4 estrelas só, Luana? Está louca?

Não briguem comigo antes de lerem todos os meus comentarios !

Pois bem, eu achei o livro muito bom. Muito mesmo.  A história se passa em um futuro pós apocaliptico que não parece muito longe de se materializar. A vida é difícil, água tem peso de ouro, recursos são escassos, não há empregos ou oportunidades de crescimento em meio a grande onda de  violência e medo que permeia os EUA.

A protagonista, que tem a sorte de morar em uma comunidade fechada e protegida por grades, se vê lançada ao mundo depois que essa comunidade é saqueada e destruída. O livro nos mostra a vida dela dentro dessa comunidade, bem como os seus desejos e questionamentos sobre essa vida enclausurada. Nós a seguimos quando ela precisa fugir da comunidade em busca de um lugar seguro para viver e explorar seus sonhos.

O livro foi escrito no início dos anos 90, e com certeza, essa premissa era inovadora na época. Acredito se eu tivesse o lido na época, eu teria dado 5 estrelas para Octavia Butler. Em 2018, depois de ler tantos livros com premissas similares , eu vejo que a história é boa, mas não sensacional como eu esperava. Por causa disso, eu tirei meia estrela do livro. Talvez essa hype toda ao redor da história tenha afetado a minha expectativa.

A outra meia estrela foi perdida no quesito protagonista. Eu não gostei dela, no contexto geral. Ela tem muitas qualidades, mas não me convenceu, mas não sei ainda bem o porquê. Ela tem um handicap, um problema de saúde mental que, pra mim, não adiciona nada na narrativa, por exemplo. Eu tambem não vi aquele amadurecimento emocional que a gente espera de uma protagonista no fim da jornada, especialmente uma que passa por tantas provações.

Mas as 4 estrelas que deixo aqui poderiam ser consideradas 5. O livro mistura política, violência, filosofia e religião de maneira muito proxima da nossa realidade atual e, por isso, muito convincente. Octavia fala de coisas duras, dificeis, sensíveis de maneira bem abrupta, sem rodeios e sem muita emoção, o que deixa a narrativa sombria , mas muito contemporânea. As reflexões filosóficas – religiosas da protagonista são a pérola desse livro, e só isso já valeria a leitura. Sem dar spoilers, ela professa sua fé de maneira muito peculiar e, com as reflexões diárias dessa fé,  ela se descobre uma agente de mudança. Ela é compelida a plantar as primeiras sementes desse novo paradigma, paradigma esse que pode ser a salvação da humanidade frente ao cenário desolador que todos vivem. Ali nasce uma nova religião, uma nova filosofia de vida que é linda e profunda e totalmente cabível no mundo de hoje.

Se a citação em destaque na foto mexeu com você, espere mais reflexões como esta no livro.

 

Então, curiosos para ler a Parabola do Semeador? Deixem nos comentarios suas impressões sobre o livro!

Até a próxima !

Like & Follow :

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *