autores internacionais,  Opinião,  Resenhas

Resenha : VOX

Vox é um livro que tem deixado o público inquieto com seu conteúdo. É uma distopia inspirada em livros como “O Conto da Aia”, e traz uma realidade social que poderia ser a norma hoje. Intrigado?
A frase de chamada do livro incita que ” O silêncio pode ser ensurdecedor”, e essa linha certamente me deixou curiosa para saber mais sobre a obra. O livro ganhou bastante espaço nas redes sociais e blogs especializados, tanto aqui quanto fora do Brasil, mas especialmente aqui durante o ano eleitoral.


O que eu achei do livro? Vamos à resenha :



Título : Vox
Autor : Cristina Dalcher, tradução de Alves Calado
Editora : Arqueiro
Nota Benditos livros : 3⭐

Três estrelas só ?

Sim, três estrelas. Você deve estar achando que eu não gostei da história, do apelo do livro. Muito pelo contrário – eu adorei o livro, mas ele tem problemas estruturais e eu vou explicar ao longo do texto .

Vox é um livro que nos conta sobre uma realidade onde um governo opressor e fundamentalista decide ir retirando os direitos das mulheres até que elas se vêem impedidas de falar mais de 100 palavras por dia. Nele conhecemos Jean, mãe de 4 filhos, neurolinguista bem sucedida, vivendo sua rotina nesses dias tenebrosos de 100 palavras por dia: uma filha pequena que não fala, um filho mais velho caindo nas garras do discurso totalitário, um casamento com problemas. No entanto, uma oportunidade surge para que ela consiga se livrar dessa restrição, mas isso inclui ajudar o governo que a oprime. Será que vale a pena?

Vox nasceu como um conto. Eu li uma entrevista com a autora onde ela conta que escreveu o texto para a participação em um concurso. Nele, ela colocou a ideia do impedimento da linguagem como ferramenta e começou a escrever mais contos relacionados, a expandir aquele mesmo universo, que, por fim, foram aglutinados em Vox. Ela própria assume que isso tudo afetou um pouco a estrutura do livro, e eu concordo. Temos personagens pouco desenvolvidos, alguns trechos soltos e a parte final do livro é corrida, desconectada, e deixa a desejar.

Ainda assim, eu recomendo muito a leitura.

Eu adorei a parte técnica do livro sobre linguagem e patologias relacionadas. A autora é neurolinguista de profissão, e ve-la descrever sobre disturbios neurológicos ligados a linguagem foi muito legal. Também gostei muito mesmo da protagonista, que é uma pessoa real, com problemas cotidianos e dilemas familiares.

Então, o que faz desse livro uma leitura importante?

Vox é uma distopia , mas para muitas mulheres, não parece. Na verdade, vivemos nesse mundo de opressão feminina faz tempo – em muitos lugares, o silenciamento de mulheres é realmente como uma política de Estado . Esse tipo de atitude fica cada vez mais nítido, aqui no Brasil e fora dele, porque a informação e o estudo permite tomarmos consciência sobre esse assunto. Esse livro é um alerta : perceba o quão importante é o seu posicionamento como mulher e cidadã, e o poder da omissão.

Prepare-se para os conflitos emocionais. A escrita é dura, provoca raiva e outros sentimentos difíceis, e eu aplaudo a autora por ter contato essa história.

Reflita : Como você usa a sua voz para defender aquilo que você acredita? Você se omite, deixa de opinar porque não vê necessidade? Você tem receio de ser taxada de agressiva quando defende sua opinião? Você critica suas amigas que são mais assertivas? Você acha graça de termos como feminazi?

Se você hesitou na respostas, esse é o momento de aprender mais sobre seu papel no mundo. Leia o livro e veja como sua opinião e engajamento é importante para uma sociedade mais justa.

Like & Follow :

4 Comments

  • Fernanda Pedotte

    Oie!!

    Tenho visto falar muito desse livro e estou com vontade de ler.
    Adoro distopias e realmente é assustador o quanto chega próximo da nossa realidade. Mesmo sendo um absurdo e algo que não deveria acontecer.
    Achei uma pena isso da estrutura do livro, agora entendi como um livro com um tema tão forte e real tem levado poucas estrelas. Mesmo assim, uma leitura muito válida. Espero ler em breve.

    bjs

  • Carol

    Gostei muito da resenha, achei muito bem escrita e sincera. Estou bem ansiosa para ler esse livro e sua resenha me deixou ainda mais interessada!
    Os questionamentos que você deixou ao final são muito importantes e necessários.
    Parabéns!

  • Wingardium Livros

    Esse livro parece nos abrir os olhos!
    Eu estou louca pra fazer essa leitura mas ainda não tive oportunidade. Muitos dizem ter esses problemas mesmo, mas a temática é tão importante que deve ser lida por todas nós!

    Beijos, ótima resenha :*

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *