autores internacionais,  Indicações

#TBT Brumas de Avalon, Marion Zimmer Bradley

Pare e pense por um minuto:  Qual foi a primeira série lida por você?

No meu caso, minha primeira série foi Brumas de Avalon, da Marion Zimmer Bradley. Eu me lembro até hoje das edições de capa vermelha, da Editora Imago, já amareladas, porque os livros estavam estocados fazia tempo na livraria.

Eu acho que foi minha tia quem me indicou a série. Na época, eu estava no ensino médio e buscava novas formas de me expressar. Os livros foram um tiro certeiro na minha vida, porque , a partir deles, descobri a mitologia celta, paganismo e ideias sobre feminismo e religião que nunca haviam sido  vistas por mim antes. E, de repente, tudo fez sentido.

Para quem ainda não teve a  oportunidade de ler os 04 volumes, eles narram a saga do Rei Arthur do ponto de vista dos personagens femininos, que são aqueles que moldam a lenda e os segredos que decorrem dela. Muitas pessoas, inclusive eu, recomendam começar a aprender sobre o ciclo arthuriano por Marion Zimmer Bradley , e não pelos livros do Cornwell, pelo original do Mallory ou ainda pela versão de  Howard Pyne ( que , por acaso, está na minha estante  e me encara constantemente, pedindo para ser lido). Isso porque ha um contexto histórico  mais ligado ao misticismo, tradição cultural local  e um desenvolvimento de personagens mais intenso.  Eu li a Trilogia de Arthur escrita por Bernard Cornwell – que é ótima – e nele você vê uma historia mais valorizada no sentido racional, focando nos personagens masculinos, nas relações políticas, nas intrigas palacianas.

Acho que com as Brumas, você tem a chance de conhecer a construção de caráter de cada figura ligada ao mito, o que é bem interessante. E, claro, essa história é propositalmente focada no feminino. Marion deixa os personagens masculinos um tanto menos relevantes com o propósito de delinear quais eram os verdadeiros “herois” da história. É uma leitura incrível,  que me cativou e transformou a minha vida, e me tornou muito fã da autora.

 

Contem para mim, qual a primeira série que você leu?

Like & Follow :

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *