autores internacionais,  Autores nacionais,  dicas de leitura,  Indicações,  Sem classificação

Tudo sobre Domínio Público .

Você sabe o que significa domínio público ?

Domínio publico é a condição que uma material/obra qualquer adquire depois de um determinado periodo de tempo, que leva à perda do direito de propriedade do autor sobre ela. Isso significa que, depois de decorrido o prazo, a obra perde seu direito autoral e deixa de ser propriedade privada, tornando-se assim, pública e livre.

No caso dos livros, os autores perdem os direitos autorais sobre suas obras depois de 70 anos de sua morte, segundo as leis brasileiras. Isso significa que nesse periodo, a família e descendentes recebem os lucros das obras, seja por vendas de livros físicos ou e-books, por uso do texto em filmes e séries, etc. Depois desse período, a obra literária torna-se pública e de livre acesso a todos, o que significa que você não precisa pagar NADA por ela ! Essa regra vale para a maior parte do mundo , devido a um tratado assinado em Berna, em 1886, que foi atualizado e revisado ao longo das décadas e garantiu proteção mínima de 50 anos para todas a obras literárias.

O direito autoral varia, internacionalmente, de 50 a 70 anos após o falecimento de seu autor , com algumas exceções . Nos EUA, as regras são um pouquinho diferentes, porque há possibilidades de revisão e extensão desse direito, por exemplo. Contudo, uma  importante regra existente e válida  é de que qualquer obra publicada previamente ao ano de 1923 é hoje de domínio público.

Mas o quê  isso significa para você, amante de livros com pouco dinheiro no bolso ? Significa que, para ler as obras ou autores listados abaixo,  basta um computador ou celular.  São de domínio público obras de autores como :

Charlotte Bronte  – Jane Eyre, Villette

Emily Bronte – Morro dos ventos uivantes, Poemas

Jane Austen – Orgulho e Preconceito, Razão e sensibilidade, Emma

Julio Verne – 20.000 leguas submarinas, A volta o mundo em 80 dias

Alexande Dumas – Conde de Monte cristo, Os tres mosqueteiros

Mary Shelley – Frankenstein

Bram Stoker – Dracula

Machado de Assis – obra completa

Fernando Pessoa -obra completa também  disponível pra download !

Mark Twain –  Aventuras de Tom Sawyer, Huckleberry Finn, Vida no Mississipi

Charles Dickes – Oliver Twist,  David Copperfield

Miguel de Cervantes – Don Quixote

Fyodor Dostoyevsky – Crime e Castigo, Irmãos Karamazov

Alguns nacionais de destaque – Tomás Antonio Gonzaga, Casimiro de Abreu, Gonçalves Dias, Álvares de Azevedo, Joaquim Nabuco, Jose de Alencar…

Outros autores internacionais – Shakespeare, Leo Tolstoy, H. G. Wells, Arthur Conan Doyle, Lewis Carroll, Thomas Hardy, Jack London…

 

Se você ainda não conhecia o conceito, o domínio público  deve, a partir de hoje, tornar-se seu melhor amigo!

Vejo muitas pessoas que desconhecem  esse conceito  e acabam gastando muita grana comprando clássicos, pra depois descobrir que não gostaram da história. Recomendo ler os livros – ou parte deles – no formato digital e só comprar a versão daqueles que te interessar. Ou ainda melhor, seja um leitor consciente e tenha todos somente no formato digital ! Eu, por exemplo, quero muito ler Tolstoy, mas  sempre tive receio de não gostar muito. Eu pretendo, então, baixar um ou dois livros dele e ler no Kindle ou no celular. Se alguma história dele se tornar favorita, eu posso cogitar comprá-la no formato físico.

Alem da economia que se faz, ler classicos enriquece muito seu vocabulário e amplia sua visão de mundo.  Recomendo !

Para pesquisar sobre livros de domínio público, recomendo usar o site do governo Domíno Público  , onde você encontrará, no sistema de buscas, tantos autores nacionais quanto os internacionais. Nesse site, você consegue baixar a coleção completa do Machado de Assis e de Fernando Pessoa em formato ZIP, muito fácil !

Se você gostaria de exercitar uma segunda língua ( o que eu recomendo muito),  aproveite para buscar por classicos em línguas diferentes !

Por fim, deixo aqui nesse link uma matéria sobre o assunto da página do Globo Universidades, onde temos varios outros links para sites com obras de domínio público, inclusive algumas com materiais de cinema e teatro.

Tem interesse em ler mais clássicos? Me conte quais são !

Like & Follow :

2 Comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *