
Vamos julgar o livro pela capa, sim!
Quem aí compra livros pela capa? E como não amar a enxurrada de capas lindas, coloridas e artísticas hoje no mercado?
Eu tenho percebido que, nesses últimos anos, as editoras estão investindo muito nesse quesito capa/encadernação e, com isso, conquistando mais leitores e realizando mais vendas! Mas, se são os ebooks que dominam o mercado, qual o motivo dessa enxurrada de reedições fofas nas livrarias ?
Segundo uma pesquisa realizada na Inglaterra em 2016 e recentemente atualizada pela revista Forbes , as vendas de livros físicos subiram cerca de 6 a 8 % nos 2 últimos anos, enquanto a venda de ebooks nesse mesmo período caiu media de 10 a 15 % na Europa e EUA.
Uma das razões para tal foi o aumento dos preços de ebooks, que hoje podem custar o mesmo que um livro físico . O jornal The Guardian em varias materias a respeito, cita ainda que o chamado screen fatigue ( algo como fadiga de telas), que é o cansaço ocular causado pela exposição continua a telas – computador, tablet, smartphone, também é fator que leva leitores à compra de livros físicos.
E as capas?
Por fim, o investimento em belos designs de capa, tem atraído a nova geração para as livrarias. O movimento comecou com obras infantis, e começou a ganhar espaço com os livros indie – publicados com verbas proprias, editoras pequenas, fora do mainstream . Atualmente, uma boa arte de capa traz vantagens nas campanhas de marketing e publicidade online, aumento das vendas e, claro, atrai mais leitores para sua area de influencia. Até os e-books mais simples que voce encontraria no Whattpad, por exemplo, estão começando a dar atenção especial às capas, porque as chances do leitor clicar nele durante uma busca e baixar um sample é maior.
Eu caí na tentação e comprei uma reedição de “Rei Arthur e os Cavaleiros da Tavola Redonda” pela capa e encadernação lindas feita pela Barnes and Noble. A foto está no perfil do Benditos livros no Instagram – você pode ver fotos dele usando o widget na barra direita do blog ———->
Curtiram essa informações? Agora você está ainda mais por dentro das tramas do mundo editorial !
Até a proxima !

Resenha - Parábola do Semeador
You May Also Like

Paulo Coelho e Hippie : resenha e bate-papo
5 de setembro de 2018
DICAS – ADAPTAÇÕES DE LIVROS PARA TV
24 de julho de 2018